Avançado
Os
protestantes e os católicos ao
dividir a igreja, criaram
a nova igreja
com uma visão mais clara do cristianismo verdadeiro da época; mas
deixaram sequelas na nova igreja, devido a pressa
e o perigo da divisão que causou violência
e até os dias de hoje atitudes fanáticas e deslumbradas como se
fossem os donos da verdade, uns para um lado e outros para outro como
inimigos. Por pura implicância
segou-se o entendimento dos cristãos que se tratam como adversários.
A reforma que deveria ser para
melhor, piorou a situação da igreja e causou desconforto até os
dias de hoje, não levando os estudos da teologia a sério e seguindo
doutrinas de homens que levam a divisão e ao fanatismo sem
coerência.
A igreja antiga não abriu mão dos
seus erros e a nova igreja por não querer concordar com a antiga em
nada deixou de rever as normas e regras dadas por Deus. Uma
das sequelas
desta divisão foram as mudanças nos sacramentos, a igreja antiga
tem sete e a nova igreja tem dois. Esqueceram de analisar
os sacramentos e deixaram o sacramento do casamento, e o da
consagração no esquecimento; criando assim a cultura do, casa
descasa, e a cultura de que qualquer um pode realizar a obra da
salvação, mesmo sem ter competência para isto e sem testemunho de
vida que mostre esta capacidade. A primeira instituição criada por
Deus foi o casamento, a união
do homem a uma mulher, como diz: Gênesis. 2:24. Por isso, deixa o
homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só
carne. Mateus. 19:6. De modo que já não são mais dois, porém uma
só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.
(confirmado nos evangelhos de Cristo). Marcos. 10:8; e, com sua
mulher, serão os dois uma só carne. De modo que já não são dois,
mas uma só carne. Efésios. 5:31. Eis por que deixará o homem a seu
pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois
uma só carne. Os protestantes dizem não haver ordem de Deus para os
outros sacramentos,
mas como vemos acima não é verdade. Mateus. 24:38. Porquanto, assim
como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e
davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca. (O
casamento é um costume muito antigo, anterior ao diluvio).
1 Pedro. 3:7. Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar,
com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher
como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois,
juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se
interrompam as vossas orações. Efésios. 5:28. Assim também os
maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a
esposa a si mesmo se ama. Efésios. 5:25. Maridos, amai vossa mulher,
como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela.
(O
primeiro milagre de Cristo foi realizado em um casamento na Galileia,
mostrando a importância
do matrimônio no ministério da igreja).
João.2:11. Com este, deu Jesus princípio a seus sinais em Caná da
Galileia;
manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele. Quanto
aos obreiros e suas instruções para o bem realizar a obra da
salvação. 1 Timóteo. 3:12. O diácono seja marido de uma só
mulher e governe bem seus filhos e a própria casa. 2 Timóteo. 4:5.
Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições,
faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu
ministério. 1 Timóteo. 3:2. É necessário, portanto, que o bispo
seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio,
modesto, hospitaleiro, apto para ensinar. Hebreus. 13:20. Ora, o Deus
da paz, que tornou a trazer dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, o
grande Pastor das ovelhas, pelo sangue da eterna aliança. Efésios.
4:11. E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas,
outros para evangelistas e outros para pastores e mestres. (está bem
claro que a consagração dos obreiros é de vontade e ordem de
Deus). A cultura do descaso ao casamento tem gerado de pai para
filho, homens e mulheres de dúbias
intensões, que não respeitam o laço matrimonial e não dão valor
a união como fonte de bençãos para a família
e seus desentendes.
A consagração tem amparo nas cartas de Paulo, mostrando todos os
detalhes de um homem de Deus para o ofício do trabalho na obra; e a
ordem aos discípulos
de ir a todo o mundo pregar o evangelho a toda a criatura reforça
a ideia e desejo de Deus. Marcos.
16:15. E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda
criatura. A cultura de que qualquer um pode pregar e ensinar as
Escrituras tem levado milhares de pessoas ao desprezo
da autoridade eclesiástica
e ao desvio de conduta dos obreiros os quais causam grandes
dissidências
e decadência da obra da salvação; tirando da igreja o alicerce
do bom testemunho e das manifestações divinas por não estarem
dignos de representar a vontade de Deus, e totalmente contaminados
pelos desejos e ganâncias que invadiram a igreja. O nosso ministério
reconhece quatro sacramentos ou ordenação,
chamem como quiserem chamar; sendo eles: o casamento, o batismo, a
ceia e a consagração.