segunda-feira, 3 de agosto de 2015

O Novo Nascimento


João 3:3 Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
João 3:7 Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
O novo nascimento gera na maioria das vezes uma grande contenda interna e externa na pessoa que opta pelo novo nascimento em Cristo. As tradições, costumes e condições de vida em que a pessoa se encontra não podem impedir ou atrapalhar o novo nascimento. O novo é um novo espírito, uma nova liberdade e uma vida totalmente pautada na verdade eterna. As pessoas não podem ter um impedimento neste novo nascimento, tem que largar tudo. Quando Jesus chamou seus discípulos disse vem e me segue; eles tinham profissão, grupos de amizades e familiares, mas para que se processasse um novo homem, teriam de ser livres das tradições e suas raízes, como também qualquer coisa que viesse a atrapalhar o desenvolvimento da nova criatura. Se a profissão não atrapalha, não deve largar; se sua condição financeira atrapalha como no caso do jovem rico atrapalha deve largar, mas se não atrapalha não deve mudar de condições financeiras ou profissão. Tudo o que vier atrapalhar, contender ou desaprovar o processo do novo nascimento e desenvolvimento deve ser deixado de lado, em prol do fim maior que é a salvação da alma, e felicidade da nova criatura. Jesus fez um milagre em um casamento, por ser prejudicial para os noivos um início malsucedido, na tradição da época se faltasse vinho os noivos eram mal vistos e desprezados; o novo nascimento, ou uma união que gere uma nova entidade, uma nova família deve ser realizada sem sequelas, de forma livre e totalmente independente das maldades e malefícios de uma tradição errônea. Quando Jesus disse ao jovem rico para vender tudo e segui-lo, ele entristeceu, pois, estava apegado as tradições e ao dinheiro mais do que ao desejo de servir a Deus. Ao ser consultado, Jesus lhe expõe o que é certo e como se deve proceder para a salvação, e o jovem disse: isto faço desde o ventre de minha mãe; mostrando que a família e o dinheiro estavam cegando o jovem, ele dava mais valor as coisas materiais do que a Deus, e Deus tem que vir em primeiro lugar, depois as pessoas e seus procedimentos. O jovem fazia o certo e não entendia, por estar ligado mais a família e aos costumes do que a Deus. O novo nascimento pode levar 20 ou 30 anos, mas ele tem que acontecer plenamente, para que o Espírito Santo venha a ocupar o seu lugar no coração do cristão. A pessoa precisa saber de seus limites, contar com eles e saber que Deus lhe concede o melhor quando estiver fora destes limites; uma confiança e fé deve existir para que isto seja processado, e isto só acontece se houver o novo nascimento, uma nova qualidade de vida e uma capacitação disponível pela fé e perseverança do cristão. O novo tem que ser realmente novo, livre e limpo de todos os males ou impedimentos que possam persistir na vida da pessoa. Não acontece uma novidade de vida por processos humanos, mas pela presença e poder do Espírito Santo agindo com liberalidade na criatura.
Mateus 26:34 Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás.    
Pedro confiava mais nele mesmo do que no Messias, precisou entender que Deus fica em primeiro lugar, e é perfeito em sua santidade; teve Pedro de largar de seu egocentrismo. Tudo o que pode impedir a pessoa de atingir a razão, o conhecimento da verdade e juízo, e a sabedoria deve ser deixado de lado; para que possa existir o novo, a criatura de Deus. As nossas condições internas e externas é que geram o ser e estar, ou seja, revelam a presença da vida.