segunda-feira, 16 de março de 2015

Um pouco além

Um pouco além do real, no metafísico.
Depois de tantos anos de estudos, dedicação e sofrimentos, traumas e esforços que não pareciam ter fim ou resultado digo a vocês: A pior paralisia é a moral; as pessoas que vemos lindas, achando-se felizes e com sucessos, riquezas e grandes projetos, muitas vezes estão paralisadas e cheias de problemas que embora não se manifestem ao olho, estão para se manifestar em um momento determinado. Umas apodrecem, outras ficam deficientes, e a alguma nada acontece, porque a sua condenação está para além do olho, além desta vida. Deus é um ser moral e quem não está em comunhão com Ele está ou estará perdido e condenado. A ética e a moral cristã levam a pessoa a um caminho onde se encontra com Deus e passa a segui-lo, mais adiante a ser guiado por Ele, e finalmente estar em comunhão eterna com Ele (vida). A paralisia moral engana todo o mundo, porque a dimensão física, a matéria não tem consciência, não tem moral e nós vivemos neste nível, a moralidade e o amor não fazem parte desta dimensão. Sem amor estamos sem Deus, e sem nossos semelhantes, isto é uma paralisia moral; sem moral estamos sem Deus e contra nosso semelhante, isto também é uma paralisia moral e um isolamento chamado condenação, pois não existe vida sem Deus e sem a família (harmonia social).   
 1 Juan 4:16; Y nosotros hemos conocido y creído la caridad que Dios tiene en nosotros. Dios es caridad; y el que permanece en caridad, permanece en Dios, y Dios en él.
1 João 4:16; Nós temos conhecido e crido o amor que Deus tem em nós. Deus é amor; aquele que permanece no amor, permanece em Deus, e Deus permanece nele.
2 Juan 1:6; Y esta es la caridad, que andemos según su mandamiento. Y el mandamiento es: Que andéis en él, como vosotros habéis oído desde el princípio.
2 João 1:6; Este amor consiste em andarmos segundo os seus mandamentos; e este mandamento consiste, conforme ouvistes desde o princípio, em andardes neste amor.
1 João 4:21; E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão.
1 John 4:21 (GUARANY) Jesucristo oheja vaekue ñandéve ko tembiapoukapy: Pe ohayhúva Tupãme, tohayhu avei hapichápe.
João 12:50; E eu sei que o seu mandamento dá a vida eterna. O que eu digo é justamente aquilo que o Pai me mandou dizer.
Mc.12:30; Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças: este é o primeiro mandamento.
31 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.

Amizade na teologia


O sentimento de amizade pelos seus conviveres desapareceu após os anos 60 e 70 do século passado, quando o pós guerra teve por um certo momento estimulado este sentimento. Os anos 80 levaram a uma grande e nova fase do capitalismo onde se fez o crescimento e o progresso estimulando a competição e eliminando passo a passo o sentimento de companheirismo e a amizade. Com o progresso aumentaram-se as distâncias e também as diferenças de classe, ou maneiras de viver; e assim o convívio foi perdendo o sentido e as novas coisas tornaram-se mais importantes e necessárias para cada cidadão em sua formação de luta pelo progresso e riquezas. O brasil de hoje nos mostra um momento diferente nascendo, os sites de relação, as facilidades de contato e transporte, o momento político onde há, e se faz necessária a união de grupos e formação de opiniões estão levando os brasileiros ao estimulo da amizade novamente, estimulo este que é familiar e de sociedade em geral. Os clubes e associações no final do século passado já eram uma coisa quase extinta, ficaram estimulando a irmandade apenas as igrejas e pequenos movimentos de classes, até mesmo os grupos de atendimentos aos carentes e deficientes já eram parados e muitos fecharam no final do século passado. Os amigos foram eliminados pelo dinheiro e seus problemas, ou seja o capitalismo combateu o amor social e familiar. Amigo se tornou alvo de exploração, quando precisava era amigo, quando não, não se conheciam. Os movimentos sociais, as dificuldades sociais e o trabalho das associações e igrejas estão trazendo novamente à tona a amizade, o sentimento de respeito e consideração ao semelhante, pelo conhecimento da sua vida e história, e a necessidade de formação de grupos de convívio social. Os sites de relacionamentos hoje são os maiores responsáveis pela restauração do convívio familiar e social em geral; causando um transtorno as antigas nuvens de ignorâncias sobre o momento atual das pessoas e da nação. Espero que este momento não seja contaminado a ponto de se dissolver nas más e traiçoeira atividade corruptas que também vivemos no momento, momentos de grande falsidade e esperteza fora da lei, onde se encontram pessoas que não tem amigos, e não têm interesse em tê-los.
  Tiago 2:8; Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.
 James 2:8 (GUARANY) Pejapóta iporãva pejapo ramo añetehápe upe tembiapoukapy tuichavéva, he'íva Tupã Ñe'ê: "Ehayhu nde rapichápe, rejehayhuháicha nde."